top of page
  • Priscila Cunha - Código Kid

A importância do Letramento Digital

Para falar sobre a importância e impacto do Letramento Digital nas pessoas, convidamos nossa parceira Priscila Cunha, proprietária da Código Kid Guaíba, um núcleo tecnológico de aprendizado inovador para crianças e adolescentes a partir de 5 anos de idade.


Para se entender a importância desse conceito no âmbito escolar, é necessário, primeiramente, compreendê-lo. Basicamente, ele deriva da noção de letramento já presente na educação brasileira desde 1980, mas que precisou ser aplicada ao mundo digital após o boom tecnológico vivenciado pela sociedade.


O letramento é uma “leitura do mundo”, pois é o que permite entender as diversas situações comunicativas que nos rodeiam.

Esse conceito, então, quando acompanhado do adjetivo “digital”, refere-se à capacidade de compreender as situações de leitura e escrita que acontecem no contexto tecnológico. Inserir o sujeito na sociedade digitalmente moderna através de novas ferramentas tecnológicas (computador, smartphone, internet, caixa eletrônico, etc.).


A era tecnológica já está mais do que consolidada, levando-nos a depender desses recursos para diversas atividades cotidianas — com destaque para o mercado de trabalho, visto que as competências digitais são requisito fundamental para se conseguir um emprego.

Essa dependência da tecnologia é ainda mais forte se pensarmos nas gerações que já nasceram nessa era, que não conhecem outra forma de vivenciar determinadas situações a não ser com a mediação de aparelhos digitais. Portanto, as crianças e adolescentes atuais precisam aprender a usar tais ferramentas e absorver todo o conteúdo ao qual estão expostas no mundo digital.


Ser independente é poder baixar aplicativos, conversar com amigos e familiares, é poder ter liberdade usando de ferramentas que vieram para facilitar nossa vida. Ser refém do desconhecido nunca é uma opção que nos deixa tranquilos e o aprendizado deve ser constante para todas as gerações.

Na Código Kid temos o Curso de Letramento Digital para todas as idades, o que você acha de aproveitar este mês e se aventurar em um novo mundo tecnológico!?

Entre em ocntato com a Código Kid para saber mais sobre o Curso de Letramento Digital:

Telefone: (51) 92000-8104 | (51) 99813-6723

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 153 - Centro - Guaíba

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page